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Uma iniciativa


» A manipulação “nas entrelinhas” do Brasil Paralelo

» Brasil-China: por uma nova parceria

» Economia: A síndrome da tesoura

» Um fotógrafo japonês descobre a Amazônia

» Um alerta sobre o colapso da Saúde em Gaza

» Big Techs: o humano perde mais espaço

» Eleições e religião: a nova aposta do bolsonarismo

» O lance de Bolsonaro e a urgência de esquerda

» 23 de fevereiro de 2024

» 16 de fevereiro de 2024

Rede Social


Edição francesa


» « L'Autriche est morte, et l'Europe la regarde »

» À la recherche de l'artiste nord-coréen

» La Transcarpatie, de souveraineté en souveraineté

» Au Proche-Orient, trois détroits et un canal

» Dérèglement climatique, la responsabilité des pays riches

» Punitions collectives

» La possibilité de migrer

» Revenus, mixité, discriminations… destins d'immigrés

» L'Europe fortifiée

» Transfert d'argent des émigrés, répartitions et dépendances


Edição em inglês


» Water is more than a common good

» March: the longer view

» Is China intent on remaking the world order?

» The battle for Haiti is not over

» The Houthi rebellion: three straits and a canal

» Transcarpathia through the ages

» Who's hiring foreign doctors?

» Rich countries responsible for climate disruption

» Rezső Kasztner's bargain with the devil

» International law of the strongest


Edição portuguesa


» Extremas-direitas mutantes na Europa

» Conferência-Debate com Benoît Bréville

» Correntes invisíveis – Neoliberalismo no séc. XXI

» A engrenagem do terror – De Bagdade a Paris

» Geração Sénior de Almada no Século XXI – Um Retrato Social

» O operário em construção – do empregado ao precário

» Do operário ao artista. Uma etnografia em contexto industrial no Vale do Ave

» Trabalhos em curso. Etnografia de operários portugueses da construção civil em Espanha

» A cidade neoliberal. Conflito e arte em Lisboa e em Barcelona

» Portugal em falta. Atlas improvável


Propriedade Intelectual

A reinvenção do cinema e os jurássicos

A digitalização e a internet podem transformar todo o processo cinematográfico, democratizando a produção e multiplicando as platéias. Mas, agarrada a seu monopólio, a indústria do audiovisual quer manter as tecnologias superadas e a idéia de que arte é para quem pode pagar

Felipe Macedo
10 de abril de 2008

Carta dos Direitos do Público

(Tabor, 1987 – Cidade do México, 2008)

25 de março de 2008

Nós somos o público

A questão dos direitos do público tornou-se inadiável. As enormes transformações que estão ocorrendo nos meios de comunicação e circulação e intercâmbio da cultura exigem o estabelecimento de normas que nos garantam a condição de sujeitos — muito mais do que consumidores

Felipe Macedo
25 de março de 2008

Quem tem medo da livre difusão cultural

Um debate na Assembléia Nacional francesa revela: em defesa de seus lucros, as transnacionais do "showbusiness" e do "software" propõem impedir a circulação não-mercantil de obras artísticas pela internet

Philippe Aigrain
1º de fevereiro de 2006

A era dos bens comuns

Somos todos piratas, ou todos criadores? Novas formas de informação e de produção intelectual põem em cheque os limites do “direito de propriedade”

Philippe Aigrain
1º de outubro de 2005

Medicamento como bem público mundial

A quem pertence um medicamento vital – a quem o inventou, ao paciente que tem necessidade dele, ou ao intermediário que o compra e revende?As regras do comércio não podem impedir que uma parte considerável da sociedade tenha acesso a ele

German Velasquez
1º de julho de 2003

Rumo à demolição social

Considerando as conquistas sociais um entrave à “libertação das forças vivas”, o governo francês, de direita, quer pôr fim à lei sobre a redução da jornada de trabalho, à lei da modernização social sobre patentes e à lei sobre o controle dos fundos públicos

Chistian de Brie
1º de fevereiro de 2003

O caso estavudina

Representando 90% dos royalties arrecadados pela instituição, a estavudina – medicamento anti-Aids descoberto e patenteado pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos – rendeu 261 milhões de dólares entre 1994 e 2000

Philippe Demenet
1º de fevereiro de 2002

Quem paga pelas “inovações”?

Embora possam ter algum peso nos debates e nas relações entre médicos e pacientes, as chamadas “inovações” farmacêuticas raramente explicitam o que o novo produto traz no plano terapêutico – quando o traz

Philippe Rivière
1º de fevereiro de 2002

Bibliografia na Internet

Os principais endereços — oficiais e alternativos — onde é possível encontrar informações sobre propriedade intelectual

12 de março de 2000

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